sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Consumindo Literatura: As Aventuras de Huck






            Sem sombra de dúvidas, esse é o livro mais velho que tenho na minha estante. A data de publicação, impressa em algarismos romanos, me diz que ele é de 1946. As traças começaram a degustá-lo antes de mim, mas infelizmente isso era um problema recorrente aqui em casa. Hoje em dia, já consegui normalizar, mas estou com vários livros comidos =/
           Para quem não conhece Mark Twain, ele é o criador de Tom Sawyer, um personagem muito popular na literatura infanto-juvenil estadunidense, e Huck, diminutivo de Huckleberry Finn, é seu melhor amigo. Esse livro é, então, um spin-off de "As Aventuras de Tom Sawyer", livro esse que li na faculdade há alguns anos.
            Huck é um menino órfão de mãe, que mora com um pai bêbado e vadio. O pai de Huck não o deixa frequentar a escola e o agride constantemente, às vezes some da cidade e deixa seu filho sozinho, morando nas ruas. Porém, no livro do Tom Sawyer, os dois meninos ganham US$6.000,00  (não vou contar como, perde a graça), e uma viúva da cidade adota Huck, o coloca na escola, ensina bons modos, etc, já que seu pai tinha sumido novamente.
           A aventura começa quando o pai de Huck fica sabendo da fortuna do filho (considere que era o século XIX, o dinheiro valia mais) e volta para a cidade para reclamar o seu dinheiro, sequestrando Huck e o mantendo em uma cabana, longe de todo mundo, enquanto se embriaga e entra na justiça para poder por as mãos na quantia.
         Huck consegue fugir da cabana, encontrando um escravo fugido, Jim, que o irá acompanhar até o final da história.
             A trama é muito empolgante, cheia de aventura e suspense, e conta muito da história dos EUA. Como os dois vão viajando de barco, conhecem muitas cidades e pessoas diferentes, e se metem nas mais diversas situações. Jim se mostra um amigo muito leal, e Huck oscila o tempo todo nos seus valores, entre fazer o que a sociedade considera como certo, e seguir o seu coração.
           Por a minha edição ser bastante antiga, a maneira como as palavras estão escritas foge um pouco ao que estou acostumada, mas nada que impeça a leitura.
            É uma leitura bem leve, alto-astral. Fiquei me sentindo bem ao terminar. Provavelmente por ser uma história voltada para crianças, faz a gente ver o mundo com mais otimismo.
           
            

Dados do Insumo:
Tipo: Livro
Nome/descrição: As Aventuras de Huck - Mark Twain
Tamanho:213 páginas - tamanho médio - letras médias
Investimento: R$1,99 (Sebo didático - Jacareí/SP)
Aprovado? Sim!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com