domingo, 29 de setembro de 2013

Consumindo Cinema: Breakdown - Implacável Perseguição




         Acho que tenho falado muito de cinema ultimamente. Isso é um reflexo mesmo do meu dia-a-dia no momento. Então, sem mais delongas, vamos ao filme.
          Primeiramente, um aparte: acho muito escrota essa mania das produtoras brasileiras de mudarem o título do filme ou acrescentar um sufixo com fins didáticos para o espectador. Fica parecendo que somos burros! Nesse filme, por exemplo, já estraga um pouco da surpresa. 
           A história faz parte de um tipo de filme muito comum nos anos 90, os thrillers. Lembro de passarem vários na Tela Quente quando eu era criança e meus pais me proibirem de assistir. Nesse aqui, acompanhamos Kurt Russel Russel Crowe (obrigada, Paulo!) e sua esposa por uma viagem de carro através dos Estados Unidos, rumo à Califórnia. Enquanto eles passam por um estado do Oeste,que não fica claro no filme qual é, numa região de cidadezinhas, uma picape antiga fecha o carro deles na rodovia, quase causando um acidente. A partir daí, se desenrola a perseguição do título.
          Achei o contexto bem verossímil  e gosto disso. Fico mais tensa com filmes que trazem histórias que poderiam acontecer com qualquer um do que com filmes de terror cheios de monstros esquisitos. As reações das personagens também são ok, nada de fantástico ou impossível, nem uso de força sobre-humana ou nada disso. Só inteligência motivada pela situação extrema.
         O que mais me irritou nesse filme foi a esposa. Apática, fraca, enfim, uma personagem que agarrei antipatia. Entendo que para haver um mocinho, fosse necessário ter uma "mocinha" em apuros, mas essa está quase no nível da Branca de Neve: inexpressiva, só esperando o príncipe no cavalo branco para lhe salvar.
          Recomendo assistir ao filme em um momento tranquilo, pois assim os sustos ficam mais fortes, se não tiver distração no ambiente, e o suspense funciona melhor.
           Por ser um filme antigo, e não ser nenhum daquele reconhecido como clássico, acabei me surpreendendo positivamente. Gostei bastante, serviu como um bom entretenimento, para aqueles momentos em que você não quer pensar muito pra entender a história.

"Trailer" (na verdade, só achei uma chamada do SBT)



Dados do Insumo:

Tipo: Filme

Nome/descrição: Breakdown - Implacável Perseguição (1997) - Dir: Jonathan Mostow

Tamanho: 93 minutos
Investimento: Zero! Encontrei pela net
Aprovado? Sim! Um bom passatempo pra um sábado chuvoso
 
  

1 comentários:

BuGu disse...

Eu gosto bastante desse filme. Assisti numa madrugada de trabalho, e nos rendeu boas risadas, só não me lembro o pq...rsrsrs... Ah! Canelada: o ator é o Kurt Russel (nome que eu sempre esqueço), e não Russel Crowe...rs

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com