quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Consumindo Cinema: Borat

           Duvido que alguém não tenha visto esse filme ainda, mas resolvi colocar a resenha assim mesmo. Eu tenho birra de filmes/livros e mídias em geral que façam muito sucesso. Não consigo ter interesse. Então, deixo passar um tempo, diminuir o frenesi, e aí sim, vou atrás para ter uma opinião melhor. Às vezes me decepciono, às vezes fico pensando que deveria ter conhecido antes, enfim.
               Borat foi um caso em que deveria ter visto antes. Tenho um pé atrás com comédias em geral, e os dois pés atrás com comédias que se dizem ácidas, críticas ou politicamente incorretas. Acho muito fácil as coisas descambarem pra algum tipo de preconceito antigo vestido de coisa moderninha, enfim. Eu tenho um senso de humor estranho.
                Nesse caso, realmente encontrei um filme fiel à sua proposta. É sim, ácido, muitas vezes incorreto, mas manipula o humor e os preconceitos de maneira que fiquemos contra eles, não nos fazendo concordar, mas ver o absurdo da situação.
                   A sinopse é simples: Borat é um repórter do Cazaquistão, que viaja aos Estados Unidos procurando aprender soluções para os problemas de seu país. Então,  ele entrevista várias pessoas, viaja, e vai registrando tudo. Acontece que os Estados Unidos não são aquele mundo de maravilhas que todos no Cazaquistão imaginavam, e muitas coisas vão dando errado.
            Ri bastante, como não costumo fazer com comédias comerciais, e em alguns momentos fiquei com o coração apertado, quando percebi situações exclusivas que muitas pessoas passam todos os dias. É muito fácil, pra mim, que hoje em dia tenho uma condição financeira razoável, esquecer muitas dessas situações que pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou social enfrentam, e Borat vem como um tapa na cara escancarar tudo isso. Já no que tange a gênero, me identifiquei demais com muitas situações que são abordadas, pois ainda existe sim muito preconceito contra a mulher em diversas esferas.
                 O filme é sobre os Estados Unidos, mas muitas coisas existem no nosso Brasil. Homofobia, machismo, discriminação racial e social. E no turbilhão em que vivemos, com contas a pagar e prazos a cumprir, nem sempre notamos ou intervimos nessas situações. 
                   Tive muitas reflexões ao ver Borat, e creio que seu objetivo foi alcançado. Não é só entretenimento, e não consegui assistir ao filme como se fosse só uma comédia. Espero que mais pessoas enxerguem assim, e de repente, comecemos a fazer alguma coisa pra mudar essas situações, começando com a nossa postura diária.
                   E você, o que tem feito pra não reproduzir os preconceitos antigos?

Dados do Insumo:
Tipo: Filme
Nome/descrição: Borat - O segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão viaja à América - 2006 . Dir.: Larry Charles
Tamanho:84 minutos
Investimento: Zero! Encontrei na internet
Aprovado? Sim!

1 comentários:

BuGu disse...

Ótima critica. Gostei bastante quando assisti Borat, e também tive a mesma impressão quanto a ideia de discutir a cultura americana, que na verdade esta disseminada ao redor do mundo.

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com