terça-feira, 20 de agosto de 2013

Consumindo Cinema: Blade Runner


              Não sabia se valia a pena falar de um filme tão antigo mas, conversando com uma amiga (beijo, Lidiane!) acabei me convencendo. Afinal, o filme pode ter mais de 30 anos, mas o assisti pela primeira vez agora, então não deixa de ser uma novidade.
                 Blade Runner não é o nome do personagem, é sua profissão. Ele é um caçador de andróides (não o sistema operacional, rs), que são seres projetados em laboratório para servirem como criados ou escravos dos humanos. Eles são dotados de inteligência e força, o que, obviamente, só podia dar errado. Então, eles começam a se rebelar e são considerados ilegais na Terra, só são permitidos nas colônias extraterrestres.
                 É criada uma divisão especial da polícia para eliminar os andróides fugitivos. Até aqui, não estou dando nenhum spoiler, você pode ver tudo isso antes do filme iniciar, numa pequena explicação escrita. O enredo se desenrola em cima da história de Deckard (Harrison Ford), que tem como missão eliminar quatro andróides  que roubam uma nave e retornam à Terra.
                  A partir daqui, não conto mais. Só digo que o filme traz muitas reflexões sobre a vida humana, a sociedade de consumo e a empatia (ou a falta dela). Até onde estamos dispostos a ir por nossos interesses? É justo passarmos além da ética? Quem tem direito de viver?
                  Fora toda essa carga dramática, o filme tem efeitos especiais muito bem feitos, não é datado. Tem uma trilha sonora incrível, composta por Vangelis especialmente para o longa. E tem Harrison Ford irretocável no papel. 
                     Como fã de uma boa ficção científica, não sei como demorei tanto para assisti-lo. Com certeza está no topo da minha lista de filmes futuristas preferidos, junto com Alien (o primeiro) e 2001. Recomendo fortemente. E recomendo assistir com a mente aberta e atenção aos pequenos detalhes. É tudo muito sutil. Se assistir sem prestar atenção, pode parecer apenas mais um filme de ação. E ele está longe disso.

Dados do Insumo:

Tipo: Filme
Nome/descrição: Blade Runner - O caçador de andróides - 1982. Dir: Ridley Scott
Tamanho:117 min
Investimento: Zero! Encontrei na internet.
Aprovado? Sim! Aprovado e muito recomendado.

(Imagem: Divulgação)
 


1 comentários:

Lidiane Zavarize dos Santos disse...

Tá na lista pra eu assistir! \o/

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com