sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Consumindo Literatura: Viagem ao Redor da Lua (Júlio Verne)

        O livro consumido da vez veio numa troquinha das antigas com a minha amiga de Rio Pardo/RS, Fran Bittencourt, juntamente com outros livros, roupas e outras cositas mas. Se não me engano, o tema era brechó (adoro!), então só desembolsamos o dinheiro do frete. Ótima maneira de adquirir coisinhas novas sem gastar!
          Esta edição é bem fininha, suponho que não seja o texto integral. Li rapidinho, numa noite somente (ficar sem aula e tendo que esperar a van resulta nisso).
            Eu, que sou fã de ficção científica em geral, não tenho como falar mal de qualquer Obra de Júlio Verne. Tenho mais dois livros dele: "A volta ao mundo em 80 dias" e "Viagem ao centro da Terra", e gosto muito de ambos. "Viagem ao redor da Lua" me pareceu o mais fraquinho dos três (culpa da edição resumida?), mas mesmo assim ainda é excelente.
           Num resumo básico, após uma guerra, o Clube dos Canhões, que é composto  do pessoal que fabrica e opera canhões (jura?), fica sem ocupação. O presidente do clube resolve então construir um super canhão que enviará um projétil à Lua. Ao conhecer essa plot, não tive como não lembrar do filme de Georges Méliès, "Viagem à Lua", de 1902. Se não assistiu ainda, eu recomendo! Tem no Youtube e é curtinho, curtinho.
           O livro vai desenrolando a história da construção do canhão, sempre norteado de muitas explicações científicas que, para quem gosta de ciência, são fascinantes. O conhecimento e a imaginação de Verne são incríveis, e por muitas vezes fiquei surpreendida com a precisão de algumas das previsões que ele faz. Claro, muita coisa já está datada, já tivemos outras descobertas, mas mesmo assim, não tem como não se impressionar.
         No meio da construção, um francês maluco manda um telegrama dizendo para construírem o projétil oco, para que ele possa viajar dentro. A partir daí a história fica ainda mais saborosa, pois podemos acompanhar  a tripulação do projétil em sua viagem.
                O título já estraga a surpresa maior da Obra, mas mesmo assim vale a pena. Acabei muito entusiasmada com o final. Livro recomendado e com 5 estrelinhas no meu Skoob.


Dados do Insumo:
Tipo: Livro
Nome/descrição: Viagem ao Redor da Lua - Júlio Verne (Ediouro)
Tamanho: 150 páginas, tamanho pequeno, letras pequenas, ilustrado.
Investimento:  Zero! Veio em troquinha.
Aprovado?  Completamente!  

(Foto tirada por mim com Motorola Razr D1)

1 comentários:

Lidiane Zavarize dos Santos disse...

Muito bem escrito!!! Sucinto, informativo, explicativo, nada cansativo! Sou sua fã, Joy! Continue assim!!! Bjokasss

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com