segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Consumindo Cinema: Inimigo Meu


       Quando eu penso em ficção científica, geralmente tendo a imaginar mundos cheios de combates e explosões, com muitas armas cheias de tecnologia e naves de tirar o fôlego. O cenário seria algo do tipo Star Wars, Alien ou 2001, e os desafios geralmente centrados na questão da sobrevivência da raça humana ou do(s) planeta(s). Mas, felizmente, ficção científica não bebe somente nesta fonte, ainda bem.Dá pra debater qualquer tema, seja ele terreno ou espacial.
         "Inimigo meu" é um filme de ficção científica que começa seguindo essa linha "clássica", mas não se detém apenas nela. Nesse ambiente, no ano de 2092, os humanos encontraram a paz e a cooperação entre suas nações, e estão expandindo as fronteiras do universo, tendo, agora, por inimigos, os drakes, uma raça de seres inteligentes com a aparência próxima a de um réptil. Humanos e drakes tentam se matar a todo o tempo. Num desses embates, a nave do piloto BTA Will Davidge cai num planeta desabitado, ao mesmo tempo que a nave do piloto drake Jerry Shiba. Impossibilitados de deixar aquele lugar, devido a ambos os equipamentos estarem avariados, os dois pilotos tentam inicialmente se destruir e, com o tempo, começam a cooperar para conseguirem resistir ao ambiente inóspito, com criaturas estranhas e chuvas de meteoros constantes. Até aqui, nenhum spoiler. Tudo isso você pode ver na sinopse do filme. O que torna a história especial é a maneira como a relação é construída.
        O filme acaba sendo um pouco parado em alguns momentos, o que de maneira nenhuma o desmerece. É preciso que as coisas sejam assim: simples, graduais, para poderem ser críveis e se solidificarem. A dupla principal, interpretada por Dennis Quaid e Louis Gosset Jr. está muito bem, demonstrando as emoções através das expressões corporais (no caso de Louis, mérito ainda maior, já que estava com algum tipo de roupa especial). O cenário do planeta inóspito é bem construído, e o interior das naves também. A única coisa que pode incomodar um pouco é o chroma key mais evidente nas cenas de espaço em si, mas nada que atrapalhe a experiência.
         Enfim, gostei bastante do filme e das reflexões que ele traz. Até o final, eu não tinha certeza de como as coisas iriam se desenrolar e assim isso excelente. Recomendo muitíssimo.

Trailer:
Dados do Insumo:
Tipo: Filme
Nome/descrição: Inimigo Meu [Enemy mine] (1985) - Dir: Wolfgang Petersen
Tamanho:108 min
Investimento: Zero! Você pode assistir on-line aqui
Aprovado? Sim!
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com