domingo, 17 de agosto de 2014

Consumindo Literatura: Perto do Coração Selvagem

               Um dos meus maiores desafios em qualquer resenha sobre autores aclamados, como a Clarice, que já foi alçada à categoria de cult, é repassar as minhas impressões sem parecer pedante ou superior, ou então incorrer  numa análise por demais superficial. Então, inicio essa resenha com toda a humildade do mundo, tentando mostrar a minha opinião pura.
                    A história conta a vida de Joana, uma moça casada com Otávio. Joana nunca conheceu a mãe, morta de parto, e perdeu o pai ainda na infância, indo morar com uma tia, que logo resolve mandá-la para um internato. A narrativa é feita "pelo lado de dentro",  ou seja, descobrimos as ações não pela sua sequência narrativa, mas pelas percepções de Joana.
                    Confesso que demorei bastante pra conseguir terminar esse livro. Por mais que seja fininho, é uma leitura tão cheia de símbolos e de reflexões, que às vezes eu ficava cansada. Precisava largar, fazer outras coisas e refletir sobre o que tinha lido. Passei uns bons dias mais calada, mais introspectiva, processando as informações que recebia.
                     A linguagem utilizada é bastante fora do cotidiano, então, não recomendo se você não é uma pessoa acostumada que se deixa levar com a leitura. Se gosta de coisas mais concretas, vai achar o livro muito viajante. Também não recomendo se estiver em algum período triste. Eu sempre vi muitas pessoas falando isso da Clarice, mas não entendia muito bem. É que a leitura estimula a reflexão. Você vai mergulhar em si mesmo de vez em quando, e se estiver mal, pode ser combustível pra ficar pior. Por favor, não faça isso! Leia quando estiver em paz, que a leitura vai ser muito mais produtiva.
                    Acabei o livro me sentindo diferente. Não vou dizer que mudou a minha vida. Isso soaria extremo demais. Mas várias vezes me peguei concordando com a cabeça, ou identificando sensações que já havia experimentado. Com certeza saí da leitura um pouco mais profunda.
                      A resenha acabou ficando muito subjetiva, mas acho que assim está ok! Não vou revelar muito da história, pois acho que ela é apenas um fio condutor pra orientar o verdadeiro propósito: mergulhar na mente e na alma de Joana, que são ricas demais.
 

Dados do Insumo:
Tipo: Livro
Nome/descrição: Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
Tamanho: 210 páginas
Investimento: Zero! Troquei com um amigo
Aprovado? Sim!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com